Por aí

I Feira Vegana do ABC

Neste último final de semana, aconteceu a I feira vegana no ABC e também a primeira feira vegana que fui. Já faz 10 anos que não consumo carne e agora estou tentando ter uma dieta vegana, sem ovos, queijos ou leites, ou seja, nada que venha de exploração animal.
Por isso, resolvi ir nesta feira e confesso que amei. Amei ter conhecido novos sabores, novas opções de ingredientes e pessoas adeptas da mesma filosofia.

Pude conferir um sanduíche de "carne" de jaca louca, nunca tinha comido jaca na vida e amei. Ficou parecendo uma imitação de berinjela em conserva. Provei sorvete vegano a base de frutas e um de chocolate a base de soja. Kibe de soja com recheio a base de creme de tofu, empadinha de jaca, risoles de jaca, trufa de cranberry, bolo de coco e abacaxi, snacks, coxinha de alcachofra, tudo vegano. O sabor é tão bom que é difícil de acreditar.

O melhor dessas feiras, além de conhecer novos ingredientes, são os contatos que fazemos. As experiências que trocamos com as pessoas. Me senti muito bem. Além disso, quem compareceu pode ajudar instituições de caridade doando 1kg de alimento não perecível na entrada.
Rolou também uma palestra com a Jakeline Leal sobre como fazer leite vegetal de amêndoa. Além de ser mais saboroso que o leite de soja é mais natural, não contém conservantes, pois fazemos em casa.
Só achei uma pena não ver muita gente, mas isso se deu pelo feriado, muitas pessoas foram viajar, a chuva também não colaborou e foi a primeira vez que aconteceu algo do tipo na região.
Espero que logo organizem outra.

Aqui está o saldo da minha ida:

Só que ai já estava faltando o risoles de jaca e um brigadeiro de chocolate belga com coco, rs.

Vou colocar aqui os contatos dos expositores que comprei e adorei os produtos:

Paradinha Cereais

Jaca Verde Congelados

Zem Com a Vida

Empório do Antepasto

Take The Walk

Para quem não conhece, Take The Walk é uma campanha que visa ajudar a África do Sul. A organização tem diversos projetos: fornecer água potável a população africana através da construção de cisternas, fornecer tratamento para gestantes, portadoras do vírus HIV, para que o mesmo não seja transmitidos aos bebês durante a gestação e construção de escolas.

O projeto que consiste em caminhar uma milha para arrecadar assinaturas e a cada assinatura arrecadada doar $1.00 para a causa escolhida durante a caminhada, foi criado pela banda Hanson em parceria com o TOMS Shoes. Existem várias formas de se ajudar além da própria caminhada: fazer sua doação direto no site Take The Walk, adquirindo o livro que conta a experiência do Hanson ao visitar a África do Sul (Take The Walk book), comprando ou doando sapatos através do próprio site TOMS Shoes, comprando créditos de SMS para que mães grávidas sejam monitoradas pelo PHRU através do DOCVIA (DOCVIA é uma companhia americana que fornece tecnologia para nações em desenvolvimento que necessitam de cuidados médicos) ou simplesmente comparecendo a um local que tenha uma caminhada agendada. Assim, no dia da caminhada, o responsável pela sua organização irá coletar as assinaturas em um papel oficial que será enviado posteriormente para os responsáveis pelo projeto Take The Walk e, para cada assinatura, a banda Hanson fará a doação de $1.00, nesse caso, nada sai do nosso bolso, só precisamos caminhar. :)

Eu já tive a oportunidade de participar de 5 caminhadas em SP, sendo que 3 delas eu que organizei. Todas as que participei aconteceram em diversos parques de SP, porém, a caminhada não precisa necessariamente ser em parques. Eu, particularmente, acho melhor, pois estamos em um ambiente familiar, onde várias pessoas que estão presentes podem se interessar e se juntar a nós. Na rua é um pouco mais complicado devido ao trânsito, etc. Para organizar é super tranquilo, temos que adquirir um kit com cartaz e adesivos no próprio site Take The Walk, agendar no site o dia e hora e escrever as informações necessárias para quem quiser participar (contato do organizador, local, hora de início e término). No dia, o organizador só terá de distribuir os adesivos e coletar as assinaturas para, posteriormente, enviar via correio para o endereço fornecido no site Take The Walk. Lembrando que é importante entrar em contato com a prefeitura da sua cidade antes para verificar se está OK e se eles darão a devida permissão para realizar a caminhada no local de sua escolha. Outra coisa importante é dizer que os adesivos não devem ser colados em locais públicos, eles devem ser colados na roupa de cada participante.

O que costumo fazer durante as caminhadas que organizo é sempre escolher uma ONG brasileira para também ajudar, seja doando alimentos, produtos de limpeza, roupas, etc. Acho importante este tipo de parceria. Além de passarmos um dia agradável com pessoas dispostas a ajudar, podemos fazer o bem. Quando organizamos, sempre fazemos aos domingos de manhã que é um dia tranquilo para a maioria e podemos encontrar várias pessoas nos parques.

E quem não tiver a oportunidade de comparecer a uma caminhada, mas tem interesse em ajudar é só entrar nos sites que informei no post e escolher a forma que achar melhor ou até mesmo ajudar uma ONG perto da sua casa.
Lembrando que, não importa o quanto podemos ajudar, de pouquinho em pouquinho chegamos lá. Um passo de cada vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário