Saúde & Beleza

Aparelho auto-ligável

Já usei aparelho há quase 20 anos (entre 1996 - 2001) e todos que já usaram sabem o quanto é difícil o tratamento e tem que ter muita coragem e força de vontade para fazer tudo isso de novo. O fato é que quando tirei o aparelho fixo, não fiz a manutenção corretamente com o móvel, pois era uma dificuldade enorme para falar (usava em cima e em baixo) e além disso, os meus sisos que não haviam nascido ainda, estavam atrapalhando os outros dentes causando o apinhamento. Isso sempre me incomodou muito, pois eu sabia que mesmo tendo melhorado a estética dos meus dentes, meu sorriso ainda não estava perfeito, e o principal, minha mordida também não.
Então procurei um dentista que me aconselhou a remover os 4 sisos para posteriormente, procurar uma ortodontista e começar o tratamento com o aparelho novamente. Depois de muitos anos, tomei coragem e fiz isso. Foi então que minha ortodontista começou a me explicar que não é apenas uma questão de melhorar a estética, mas sim de saúde. Dentes tortos e mordida cruzada podem causar dores de cabeça, dor nas costas, má postura e futuramente, até perda de dentes saudáveis e perda óssea.
Imediatamente fiz os exames que ela me passou e semana retrasada foi colocado novamente o aparelho fixo em mim. Só que dessa vez é um aparelho mais moderno, o aparelho auto-ligável. Vou colocar aqui um vídeo que explica bem detalhadamente esta nova técnica, mas uma coisa que me chamou a atenção para este tipo de tratamento é o tempo de duração dele que pode reduzir pela metade e o fato de não usar mais borrachinhas. Vejam que legal:

A aparência dele não difere em nada do que estamos acostumados a ver por ai. Tem o de metal e o branco. Eu optei por usar o de metal mesmo, pois ele é mais resistente, quebra menos que o branco. Além do que, o branco vai amarelando com o tempo e eu acho que acaba ficando mais feio do que o de metal, rs.
Para quem está pensando em usar aparelho, veja com seu ortodontista se essa opção é válida para você. Apesar do custo ser um pouco mais elevado que o aparelho convencional, os benefícios são maiores e a curto prazo. Eu terei agora que colocar a parte inferior em julho e o plano é tirar daqui 1 ano e meio. Ah, esqueci de dizer também que as idas ao ortodontista diminuem com este tipo de aparelho. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário